Estratégia e Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas

O Banco Industrial acredita que suas principais vantagens competitivas, sobre as quais pretende basear seus objetivos estratégicos, são:

Atuação em segmentos do mercado de crédito com alto potencial de crescimento e rentabilidade

O mercado de crédito brasileiro vem apresentando crescimento contínuo nos últimos anos, propiciando condições para que a demanda por empréstimos aumente consideravelmente. Tendo em vista o posicionamento e rede de atuação do Banco, o Banco Industrial acredita estar fortemente capacitado a explorar a potencialidade de expansão do mercado de crédito brasileiro, em especial nos segmentos de Middle Market e Crédito Consignado.

Sistema eficiente de avaliação, concessão e acompanhamento de crédito

A concessão de crédito para empresas de Middle Market envolve expressiva complexidade, demandando relacionamento estreito com o cliente, conhecimento profundo de suas atividades e controle eficiente de garantias por ele concedidas e que freqüentemente são atreladas ao crédito. O Banco Industrial acredita que seu sucesso na concessão de crédito para empresas de Middle Market decorre de sua longa experiência nesse segmento, que lhe permitiu conhecer bem as características dessas operações e, conseqüentemente, criar um conjunto de instrumentos de grande importância para que o Banco pudesse atuar de maneira segura e rentável ao longo de todo esse período.

Solidez financeira e baixo índice de inadimplência

O crescimento da carteira de crédito do Banco sempre foi acompanhado pela manutenção de sua qualidade de crédito, refletida nos baixos índices de inadimplência de suas operações. Tal fato decorre da política prudente e cautelosa de concessão de crédito do Banco Industrial, com avaliação detalhada de seus clientes, de suas operações e das garantias que o Banco recebe. Adicionalmente, a experiência do Banco Industrial na área de concessão de crédito lhe capacitou desenvolver metodologia de análise criteriosa de riscos de crédito, bem como estruturar eficientes procedimentos de controle de crédito, apropriados ao perfil de cada cliente, o que o Banco Industrial acredita lhe conferir menor exposição ao risco. Tanto no Middle Market, quanto no Crédito Consignado, o Banco prioriza a elevada qualidade da sua carteira de crédito, adotando, para tanto, os modelos “Risco Sacado” e “Produto Auto-liquidável” como base de sua política de concessão de crédito.

Base diluída e diferenciada de clientes

A política de crédito do Banco Industrial contempla a pulverização de sua Carteira de Crédito Total, inclusive adotando rígido controle de concentração por cliente como mecanismo de mitigação de risco. Os clientes do Banco atuam em setores diferenciados da economia, o que o Banco Industrial acredita diminuir sua vulnerabilidade aos fatores sazonais de cada setor. Ademais, a própria natureza dos segmentos de crédito em que o Banco atua contribui para a qualidade de sua carteira. O Banco Industrial acredita que suas operações de concessão de crédito para empresas de Middle Market são, em sua maioria, lastreadas por garantias de baixo risco representadas por duplicatas checadas e que têm acompanhamento via sistema estruturado de tecnologia, com clientes sacados pulverizados. As atividades de Crédito Consignado do Banco Industrial, por sua vez, apresentam reduzido perfil de risco, uma vez que o pagamento das parcelas é descontado diretamente dos proventos, benefícios ou salários de seus clientes.

Equipe de profissionais qualificados e administração experiente

O Banco possui uma equipe de profissionais e administradores altamente competente e qualificada, além de ter sólido histórico de estabilidade e profissionalismo na condução de suas atividades, o que lhe confere credibilidade perante seus clientes e depositantes. O Banco Industrial investe na formação acadêmica e profissional de seus funcionários e Administradores, de modo a expandir seu conhecimento relacionado à área bancária e aos segmentos de Middle Market e Crédito Consignado. O Banco possui reduzido turn over de seus recursos humanos em comparação com o mercado bancário em geral.

 Estratégia

O Banco pretende continuar a expandir suas atividades e buscar novas oportunidades de negócios para gerar o maior retorno possível para seus acionistas. Com base em sua política conservadora de análise de risco e concessão de crédito, o Banco Industrial pretende expandir suas operações sem comprometer a qualidade da sua carteira de crédito e os baixos Índices de Inadimplência verificados ao longo dos últimos anos. O Banco acredita que sua estratégia, historicamente bem sucedida, pode servir de alicerce para expansão de seus negócios e geração de valor para seus acionistas. Para tanto, o Banco procurará implementar as seguintes estratégias:

Aumentar a atuação no segmento de Middle Market

O Banco pretende consolidar sua posição de liderança qualitativa no segmento de concessão de crédito para empresas de Middle Market. O Banco Industrial acredita que as operações de Middle Market são e continuarão a ser importante nicho de oportunidade para desenvolvimento de suas atividades. O Banco pretende, ainda, ampliar sua atuação no segmento de Middle Market por meio do aumento de sua rede de distribuição, aplicando sua estratégia bem sucedida de atuação de seus gerentes em diversos pontos do País e contratação de novos gerentes, de modo a ampliar sua equipe e, conseqüentemente, suas forças de vendas.

Diminuir o custo de captação de recursos do Banco

Além de ampliar a diversificação de fontes de recursos, inclusive por meio de emissões de títulos no exterior e celebração de contratos de cessão de crédito com outras instituições financeiras.

Última atualização em 2016-08-08T15:40:35

Meus Downloads

Selecione os arquivos de seu interesse no site e gerencie o download.

Arquivos Selecionados

x
Baixar documentos Limpar a lista