Histórico e Perfil Corporativo

Perfil Corporativo

O Banco Industrial do Brasil S.A. atua com foco em operações de Middle Market, segmento que o Banco acredita ser um dos mais atrativos do mercado de crédito brasileiro. Com atuação voltada à concessão de crédito para capital de giro de pequenas e médias empresas, desconto de recebíveis e financiamento com repasse de recursos do BNDES, o Banco Industrial foi considerado pelo Riskbank como "Melhor Banco de Middle Market do Brasil em 2006 e 2007". Depois dessas premiações o Riskbank não mais fez avaliações para este premio; o critério de avaliação de risco bancário era feito com a média dos últimos 5 anos de cada indicador. O Banco Industrial também possui carteira de Crédito Consignado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e empregados do setor privado.

Desde a fundação do Banco, suas operações de crédito têm apresentado crescimento consistente. O modelo de negócios que o Banco crê ser responsável por este crescimento constante baseia-se em três pilares: (i) foco e especialização em nichos do mercado de crédito com elevado potencial de crescimento e rentabilidade; (ii) agilidade na originação de ativos de qualidade; e (iii) rígida política de crédito, de liquidez e de controles internos. O Banco Industrial acredita que este modelo lhe permite crescer de modo lucrativo e com sustentabilidade.

O Banco está presente nos principais centros econômicos do País, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas, Salvador, Goiânia e Macapá, mas mantém operações em todo o País. Além das agências e dos Correspondentes Bancários Ativos, distribuídos estrategicamente em todo território brasileiro, o Banco desenvolveu um sistema de internet banking, denominado BI Net, que permite a seus clientes realizar operações de crédito de forma remota, aumentando, assim, sua capilaridade.
 

Carteira de Crédito Total (R$ milhões) e Índice de Basileia
 

O Banco Industrial acredita que o Middle Market, segmento em que se especializou ao longo dos últimos 18 anos, é o nicho do mercado de crédito brasileiro com maior potencial de expansão. O atual ambiente de estabilidade e liquidez da economia tem favorecido o crescimento de empresas de médio porte, o que, somados aos seus baixos índices de endividamento, faz com que sejam ativos tomadores de crédito. O Banco acredita estar apto a expandir suas operações nesse segmento, utilizando a base de dados que desenvolveu ao longo dos anos, com o cadastro de mais de 1,1 milhões de empresas, incluindo sacados, que mantêm relações comerciais com seus clientes.
 

Lucro Líquido (R$ milhões) e Retorno sobre Patrimônio Líquido Médio (%)
 

O Banco prioriza a elevada qualidade de sua carteira de crédito, adotando, para tanto, uma política conservadora de concessão de crédito. No Middle Market, o Banco Industrial aprova limites de crédito específicos para cada perfil de cliente, segundo parâmetros objetivos, levando em conta sua capacidade financeira, a prestação de garantias de elevada liquidez, a pontualidade no cumprimento de suas obrigações e a avaliação do desempenho da sua carteira de recebíveis. Quanto ao Crédito Consignado, como o pagamento dos empréstimos é descontado diretamente da folha de recebimento do salário ou da pensão do tomador do empréstimo, o risco de suas operações restringe-se, em última análise, ao risco de crédito da entidade à qual o tomador encontra-se vinculado.

O Banco Industrial acredita possuir uma estrutura de captação de recursos (funding) adequada ao perfil de sua carteira de crédito, a qual é gerida com o objetivo de evitar o descasamento de prazos e taxas de juros e garantir a liquidez para aproveitarmos oportunidades de crescimento. As principais fontes de captação de recursos do Banco incluem a captação de recursos em moeda nacional, por meio de CDBs e de cessão dos contratos de Crédito Consignado. O Banco Industrial realiza também captações em moeda estrangeira, mediante a emissão de títulos no exterior e empréstimos sindicalizados. Adicionalmente, o Banco financia suas atividades de Trade Finance junto a bancos internacionais e organismos multilaterais.

Histórico

Em 31 de março de 1988, foi constituído sob a denominação Banco Santista de Investimentos S.A. Inicialmente organizado como banco de investimento, em 8 de março de 1990, o Banco passou à categoria de banco múltiplo, quando alterou sua denominação para Banco Santista S.A. Em 21 de março de 1994, o Banco passou a ser controlado pelo Sr. Carlos Alberto Mansur sob a denominação de Banco Industrial do Brasil S.A.

Até 1994, as atividades do Banco estiveram voltadas a operações de tesouraria. A partir de 1995, o Banco alterou seu foco para operações de crédito, que atualmente continuam sendo sua principal atividade comercial. Sob a forma de banco múltiplo, o Banco Industrial está autorizado a realizar operações de crédito, leasing e administração de ativos, entre outras linhas de negócios, em conformidade com a regulamentação brasileira.

Última atualização em 2017-04-24T13:58:19

Meus Downloads

Selecione os arquivos de seu interesse no site e gerencie o download.

Arquivos Selecionados

x
Baixar documentos Limpar a lista